O K E A N O S

post

post

Publicado a 22 Sep, 2026

24 de setembro - “Economia das Pescas: Passado, Presente e Futuro”

No âmbito da visita aos Açores do Prof. James R. Kahn, Professor Emérito de Economia e de Estudos Ambientais na Washington and Lee University (EUA), Professor Colaborador da Universidade Federal do Amazonas (Brasil), antigo Presidente da US Society for Ecological Economics e Editor da revista científica Ecological Economics, vimos por este meio convidá-los para a palestra pública:

“Economia das Pescas: Passado, Presente e Futuro”
📅 24 de setembro de 2026
🕓 16h00
📍 Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, Horta – Faial

A palestra, que será realizada em português, pretende promover uma reflexão sobre o papel das pescas na economia, os desafios atuais do setor e as perspetivas para um futuro mais sustentável, abordando questões relacionadas com a economia dos recursos naturais, gestão e valorização económica das pescas, conservação e desenvolvimento das comunidades dependentes destes recursos.

O Prof. James R. Kahn possui uma extensa experiência de investigação nestas áreas, tendo desenvolvido, ao longo da sua carreira, diversos trabalhos sobre pescas, turismo, comunidades locais e desenvolvimento sustentável na Amazónia brasileira, procurando compreender as relações entre a utilização dos recursos naturais, a sua conservação e o desenvolvimento das comunidades que deles dependem.

A sessão será aberta à comunidade académica e ao público em geral.

Esperamos poder contar com a vossa presença e agradecemos, desde já, a colaboração na divulgação desta iniciativa junto dos potenciais interessados.

Pilares
Governança Oceânica
Literacia
Atualizado por

Raquel Coimbra

Última atualização

22 Sep, 2026 14:23:13

Partilhar esta página
Saiba mais sobre 24 de setembro - “Economia das...
okeanos.uac.pt/post-359

Financiado por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UID/05634/2025 (DOI: 10.54499/UID/05634/2025), UID/PRR/05634/2025 (DOI: 10.54499/UID/PRR/05634/2025) e UID/PRR2/05634/2025 (DOI: 10.54499/UID/PRR2/05634/2025).

Contacte-nos

+351292 200 400
Envie-nos uma mensagem

Onde estamos

OKEANOS - Instituto de Investigação em Ciências do Mar

Universidade dos Açores

Rua Prof. Doutor Frederico Machado, 4,
9901-862 Horta, Faial, Açores, Portugal

Ver no mapa ou Envie-nos uma mensagem

OKEANOS

Gestão

Financiamento

OKEANOS

PORTAL WEB OKEANOS © Okeanos-UAç, Todos os Direitos Reservados - 2026 — version 1.0.1