Nos passados dias 15 a 17 de Outubro, decorreu em S.Miguel a segunda edição do workshop WAVES que teve por objetivo aproximar a comunidade científica e empresarial dos Açores às oportunidades trazidas pelas novas tecnologias, nomeadamente a utilização de equipamentos subaquáticos para dar resposta aos múltiplos desafios presentes nesta Região Ultraperiférica e insular.
Nesta edição, foram apresentados vários casos de estudo de premente relevância para o ecossistema açoriano, como são a monitorização de espécies invasoras e a monitorização de cetáceos, com destaque para a avaliação de potenciais impactos acústicos. Foi realizada a apresentação do Veículo Submarino Autónomo MARES (AUV - Autonomous Underwater Vehicle), com uma demonstração das suas capacidades aberta ao público; e foi realizada uma experiência de monitorização acústica com três boias de deriva ao largo da costa sul de São Miguel.
Assim, complementou-se a abordagem da primeira edição do evento com a utilização de ROVs, para desta forma, alargar o leque de oportunidades que estas tecnologias trazem para a ciência e a para a indústria nos Açores.