Os Açores fazem história ao criar a maior rede de Áreas Marinhas Protegidas do Atlântico Norte!
Os Açores criaram a maior rede de Áreas Marinhas Protegidas no Atlântico Norte, protegendo 287.000 quilómetros quadrados.
O mar dos Açores, uma área de quase 1.000.000 km2, representa 55% do mar de Portugal e cerca de 15% das águas europeias. 15% das AMP são de proteção total, onde não ocorre extração de recursos naturais, e 15% são AMPs de proteção alta.
A rede foi desenvolvida através de um processo baseado na ciência e altamente participativo, que beneficiam as populações, a natureza e a economia. Os Açores são conhecidos pela sua enorme biodiversidade marinha e esta legislação cria um santuário para a natureza, como tubarões, peixes, baleias, jardins de corais profundos, e fontes hidrotermais únicas.
Foi criado um modelo para um processo inclusivo, abrangente e baseado na ciência, para atingir a meta de biodiversidade da ONU de proteger 30% dos oceanos até 2030. Esta liderança na proteção do seu ambiente marinho serve de exemplo para o mundo, garantindo um oceano saudável para as gerações futuras.
Fonte: Blue Azores
Consulta todos os factos e números aqui:
Lê a notícia aqui: