Conferência Mundial da Literacia do Oceano - Declaração de Veneza para a Literacia do Oceano em Ação
O nosso colaborador Bernardo Leal esteve presente na Conferência Mundial da Literacia do Oceano, em Veneza, com o intuito de contribuir para a elaboração e oficialização da Declaração de Veneza para a Literacia do Oceano em ação.
Esta área, que trabalha para desenvolver “a compreensão do nosso impacto individual e coletivo no Oceano e do seu impacto nas nossas vidas e no nosso bem-estar”, começou como um movimento nas escolas para educar sobre o oceano, mas reúne agora uma comunidade global que investiga e trabalha para assegurar uma relação emocional com o oceano e mudar e encorajar mudança de hábitos e comportamentos para com o mesmo.
Esta declaração pretende catalisar ações para estabelecer a Literacia do Oceano como algo adquirido nas mais variadas esferas da sociedade e capacitar comunidades para respeitarem e preservarem o ambiente marinho e a cultura oceânica. Acima de tudo, pretende servir de base para um futuro sustentável que reconheça e considere sempre o papel crucial do oceano em todas as decisões tomadas.
Como partilhado por Francesca Santoro, Senior Program Officer da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, este documento é “um marco para que toda a comunidade possa realmente fazer avançar a literacia do oceano”, uma declaração que não pertence a nenhum grupo ou setor mas a toda a comunidade global.
Para leres a Declaração segue este link:
https://oceanliteracy.unesco.org/wp-content/uploads/2024/06/ENG_Venice-Declaration-for-Ocean-Literacy-in-Action.pdf