David Milla, estudante de doutoramento do Okeanos, cujo estudo recai sobre florestas marinhas de algas, esteve embarcado no Santa Maria Manuela, numa expedição ao Gorringe. Este, é o maior monte submarino da Europa Ocidental, com 200km de largura e 80 de comprimento, faz parte da rede Natura 2000 e situa-se a cerca de 200km a sudoeste do Cabo São Vicente no Algarve.
O nosso colega David, em conjunto com outros mergulhadores científicos, fez mergulhos entre os 30 e os 60m para caracterizar a fauna e a flora do local.
Já em terra, conta-nos o quão surpresos ficaram por encontrar grandes florestas de laminárias em ótimo estado de conservação e com a riqueza específica a elas associada. Refere ainda que a riqueza e abundância em que encontraram estas florestas seria provavelmente o que antigamente poderíamos encontrar na Madeira, Açores e continente.
Numa nota mais negativa, menciona a ausência de grandes pelágicos e de espécies de interesse pesqueiro, possivelmente como consequência da pressão de pesca que esta área sofre, mesmo sendo uma área marinha protegida.
“Espero que todo o conhecimento que recolhemos sirva, não só para investigação científica mas também para ajudar no desenvolvimento de um plano de gestão adequado que ajude a proteger este ecossistema único” - conclui David.
Aqui podes ver a reportagem da SIC sobre a expedição Gorringe:
E aqui podes consultar o relatório diário da expedição:
Os promotores desta expedição foram a Fundação Oceano Azul, o Oceanário de Lisboa, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Marinha Portuguesa.