O nosso investigador Jorge Fontes, participou e venceu a edição 2024 da “Joint BMC Ecology and Evolution and BMC Zoology Image Competition”, uma competição que tem como objetivo “reunir arte e ciência” para mostrar a “beleza da ecologia, da biologia evolutiva e da investigação zoológica”.
Com 4 categorias: “Investigação em ação”, “Proteger o nosso planeta”, “Relações na natureza”, “A vida de perto”, Jorge Fontes foi o vencedor geral com uma foto do maior peixe do mundo, o Tubarão-baleia (Rhincodon typus).
Na foto podemos ver este gigante dos mares, a alimentar-se de uma bola de peixe cercada por atuns, uma parceria frequente aqui nos Açores e estudada no OKEANOS. Esta interação conta uma história que ainda tentamos compreender, realçando a importância de continuar a investigação para “compreender o impacto das actividades humanas, como a indústria do atum, nos tubarões-baleia”, como denota Jennifer Harman, editora da BMC Ecology and Evolution.
Para saberes mais sobre a história desta foto vê o artigo sobre a atribuição dos prémios e explora as outras categorias através do seguinte link:
https://bmcecolevol.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12862-024-02291-6
#Fig1Para veres a reportagem da
@rtpacores com o Jorge Fontes sobre a perceção enganadora do aumento de tubarões nos Açores clica neste link:
https://acores.rtp.pt/local/ha-especies-de-tubarao-que-tem-sido-observadas-em-menor-numero-nos-acores/