As nossas investigadoras Françoise Lima e Cláudia Viegas marcaram presença na "7ª Conferência Internacional sobre Conectividade Marinha: Avançar na investigação para uma melhor gestão", que decorreu em França.
Este evento reuniu investigadores e partes interessadas de todo o mundo no aquário de Montpellier (Planet Ocean), para partilhar os últimos avanços no estudo da conectividade marinha e a sua utilização em políticas públicas e internacionais para a gestão sustentável do Oceano e dos seus recursos.
A nossa investigadora Françoise Lima apresentou um trabalho sobre conectividade espacio-temporal de juvenis da tartaruga Caretta caretta no Atlântico Norte, com o objetivo de avaliar como é que a composição genética das áreas de alimentação na Macaronésia está a mudar ao longo do tempo. Por sua vez, a nossa investigadora Cláudia Viegas apresentou um dos capítulos da sua tese de doutoramento: a utilização de modelos biofísicos para estudar a conectividade entre populações de esponjas do mar profundo dos Açores.
Estas iniciativas contribuem para definir medidas de conservação adequadas para o ordenamento e a governação do espaço marítimo, na Europa e não só, em consonância com os atuais desafios da Década dos Oceanos das Nações Unidas.