O K E A N O S

Post room

Post

Posted at 18 Aug, 2025

Áreas de maternidade de tubarões no meio do oceano

Em 2018, uma equipa dos investigadores do OKEANOS começou a investigar a ocorrência dos neonatos (animais recém-nascidos) do cação (𝓖𝓪𝓵𝓮𝓸𝓻𝓱𝓲𝓷𝓾𝓼 𝓰𝓪𝓵𝓮𝓾𝓼) e do tubarão martelo (𝓢𝓹𝓱𝔂𝓻𝓷𝓪 𝔃𝔂𝓰𝓪𝓮𝓷𝓪) utilizando um sistema de monitorização não-invasiva chamado BRUVS (Baited Remote Underwater Video Surveys).

👉 Os BRUVS são um sistema de vídeo subaquático colocado no mar com isca para atrair peixes carnívoros, acima de tudo tubarões e raias, para perceber a ocorrência e abundância relativa destas espécies.

✅ A equipa confirmou que tubarões de tamanho de neonatos de ambas as espécies ocorrem na plataforma insular da ilha do Faial com a regularidade e frequência esperada de uma área de maternidade.

🔎 Para além disso, os padrões de ocorrência sugerem que o tubarão martelo utilize uma área mais restrita da costa norte, enquanto o cação tem uma ocorrência mais extensiva pela plataforma insular. Este estudo expande o conhecimento geral das áreas de maternidade dos tubarões, que em maior parte são conhecidas apenas pelos habitats costeiros nos trópicos.

No contexto do Atlântico Norte, este estudo destaca os Açores, e a ilha do Faial, como habitat essencial destas duas espécies ameaçadas, e convida a uma análise mais aprofundada do papel da ilha e do arquipélago na conservação das populações do cacão e do tubarão martelo.

🔗 Consulta o artigo completo aqui:
https://doi.org/10.3354/meps14897

Created by

Daniela Cruz

Last update

18 Aug, 2025 10:50:59

Share this page
Learn more about Áreas de maternidade de tubarõ...
okeanos.uac.pt/post-226

Contact us

+351292 200 400
okeanos.secretariado@uac.pt

Find us

OKEANOS - Instituto de Investigação em Ciências do Mar

Universidade dos Açores

Rua Prof. Doutor Frederico Machado, 4,
9901-862 Horta, Faial, Açores, Portugal

Open in map or send us a message

OKEANOS

Management

Funding

OKEANOS

OKEANOS WEB PORTAL © Okeanos-UAç, All Rights Reserved - 2025 — version 1.0.1

Developed by Valter Medeiros VALTER MEDEIROS, with my special thanks to @all.