A nossa investigadora Laurence Fauconnet foi convidada pela Comissão das Pescas do Parlamento Europeu a apresentar o seu trabalho em Bruxelas.
Este estudo, intitulado “Increasing selectivity in EU fisheries – State of play and best practices”, visou obter uma avaliação do panorama atual no que respeita à evolução da seletividade nas pescarias da União Europeia.
Mas o que é a seletividade? É a capacidade de um método de pesca de selecionar as espécies e tamanhos individuais desejados nos ecossistemas em que a pescaria opera. Porque é que isto é importante? Porque ajuda a minimizar a pesca acidental, conhecida por “bycatch”, que resulta frequentemente em grandes danos ou até na morte dos animais, sendo um dos maiores problemas do setor das pescas na atualidade.
Algumas das principais conclusões foram a necessidade de mais casos de colaboração entre pescadores, cientistas e outros grupos interessados para ter abordagens “bottom-up”, uma maior regionalização e flexibilidade na gestão das pescas e uma abordagem cada vez mais baseada em resultados, com mais dados e documentação das pescas para assegurar que as medidas estão a ter o impacto previsto.
Este caso representa mais um passo na aproximação da ciência dos decisores políticos, mais um exemplo da importância da tradução de informação científica para o desenvolvimento de políticas sustentáveis.
Para descobrires mais explora o seguinte link:
https://research4committees.blog/2024/02/12/publication-increasing-selectivity-in-eu-fisheries-state-of-play-and-best-practices/.
Ou lê o resumo executivo aqui:
https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:EU:99b38ebe-28a6-4ef9-9c21-3135401bcdd6.