O Espadim-azul (Makaira nigricans) é um dos maiores peixes do oceano, conhecido pela sua incrível velocidade e longas jornadas migratórias.
Ele é encontrado em águas quentes ao redor do mundo, incluindo o Oceano Atlântico, e é admirado pela sua força, beleza e importância para os ecossistemas marinhos, sendo também de grande interesse para a pesca desportiva.
Estes animais majestosos utilizam os seus longos bicos em forma de lança para caçar e são predadores de topo no seu ambiente.
Neste estudo, publicado recentemente pelos investigadores do Okeanos - Osman Crespo e Bruno Macena - em colaboração com investigadores brasileiros, foram analisados os padrões de movimento horizontal e vertical do Espadim-azul no sudoeste do Oceano Atlântico utilizando marcas especiais com tecnologia de satélite. Essas marcas permitem aos cientistas analisar os movimentos dos peixes enquanto percorrem milhares de quilómetros e exploram diferentes profundidades do oceano.
O estudo revelou que esta espécie possui importantes variações sazonais, padrões de migração divergentes e preferências de habitat entre faixas de profundidade rasas (<10 m) e águas quentes (26-28°C). Estes resultados fornecem informações valiosas para a compreensão da ecologia do Espadim-azul e podem apoiar futuras estratégias de conservação e gestão no Oceano Atlântico.
O trabalho foi realizado em colaboração com diversos investigadores de vários grupos de pesquisas no Brasil, Estados Unidos e Portugal (Instituto de Pesca-SP, UFRPE, UFPE, UNIFESP, UVA, NSU).