A União Europeia de Geologia (EGU) organiza anualmente uma série de Grandes Debates sobre temas emergentes relevantes para as Geociências durante a sua Assembleia Geral. Nestes eventos, discutem-se questões controversas, com participantes a defenderem perspetivas opostas.
Este ano, o nosso colega Telmo Morato foi convidado a participar no Grande Debate “Will a paradigm shift from on-shore to off-shore mining serve the future of humanity?” – um tema polémico que tem gerado paixões e discussões intensas. Telmo admitiu que estava "um pouco receoso e ansioso por introduzir uma perspetiva biológica num debate dominado maioritariamente por geólogos".
Ao partilhar o trabalho de exploração do mar profundo realizado nos Açores e o valor natural destes ecossistemas, levantaram-se questões pertinentes: O que aconteceria se estes seres vivos, até há pouco tempo desconhecidos, desaparecessem? Sentiríamos a sua falta se nem sequer soubéssemos que existiam? Estas e outras interrogações ficaram no ar, sem respostas definitivas. Mas a audiência ficou um pouco mais esclarecida sobre o valor natural do mar profundo, desconhecido da maioria.