New Paper: An index to differentiate megafauna entangled in operational fishing gears
Os nossos investigadores do OKEANOS desenvolveram um índex (Entanglement Source Assessment - ENSA) que pretende ser uma ferramenta que reduz a incerteza na distinção da origem dos emaranhamentos de animais marinhos em artes de pesca ou derivados (redes, cabos, linhas..).
Esta diferenciação é essencial uma vez que estes emaranhamentos podem ter sido causados na sua origem por:
1) artes de pesca operacionais ou
2) por artes de pesca abandonadas, perdidas ou descartadas e que, portanto, já formam parte do lixo marinho.
O ENSA permite uma avaliação sistemática destes casos, integrando critérios pré-definidos sobre o objeto de emaranhamento e do organismo afetado. Este estudo visa aprimorar a precisão no reporte às diferentes políticas internacionais, fornecendo uma ferramenta transparente e padronizada. Isto é relevante pois para reduzir eficazmente as ocorrências destes emaranhamentos, cada tipo de pressão (pesca operacional vs lixo marinho) requer uma estratégia política adaptada.
Este estudo foi possível graças a fotografias e vídeos de animais marinhos emaranhados em artes de pesca fornecidas, principalmente, por diferentes empresas marítimo turísticas da região dos Açores, pelo Programa de Observação das Pescas dos Açores (POPA), pelo projeto COSTA (COnsolidating Sea Turtle conservation in the Azores) e pela Direção Regional de Políticas do Mar (DRPM), do Governo Regional dos Açores.
Photo credit: Regional stranding Network of the Azores - RACA (Photographer Marco Aurelio Santos)