Ontem, o OKEANOS-UAc teve o prazer de receber um grupo de estudantes do ICBAS para uma atividade enriquecedora que fez parte de uma viagem formativa cujo objetivo é ampliar os horizontes dos alunos, promovendo novos conhecimentos na área da Medicina Veterinária e incentivando o desenvolvimento de competências multidisciplinares e o trabalho em equipa.
Durante a visita, a nossa colega Yasmina Rodríguez partilhou o seu conhecimento com os alunos, ensinando-lhes a metodologia de determinação de microplásticos em cagarros, no âmbito do seu doutoramento.
O grupo teve a oportunidade de aprender com Yasmina e com a Maria Magalhães da DRPM sobre a campanha SOS Cagarro, o cagarro e a sua importância como bioindicador de microplásticos na região dos Açores.
A atividade também incluiu uma sessão prática nos nossos laboratórios, onde os alunos realizaram necropsias, recolheram amostras e quantificaram microplásticos nos cagarros, aprofundando seus conhecimentos nesta área.
É para nós um privilégio poder proporcionar experiências como esta, que inspiram o futuro da Ciência e da Medicina Veterinária.