Grupo de trabalho do Livro Vermelho dos Peixes Marinhos de Portugal reúne-se no Funchal
No âmbito do projeto do ‘Livro Vermelho dos Peixes Marinhos de Portugal’, a Estação de Biologia Marinha do Funchal acolhe entre 10 e 14 de fevereiro de 2025 um Workshop de Avaliação do Risco de Extinção de Espécies de Profundidade. O principal objetivo do workshop é reunir o melhor conhecimento científico disponível relativo à distribuição, abundância, biologia reprodutiva, ecologia, exploração comercial, e potenciais ameaças de cada espécie para aplicar os critérios da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de forma a avaliar o risco de extinção de espécies de profundidade (ordens Stomiiformes, Lophiiformes e Myctophiiformes). Refira-se que das cerca de 1260 espécies que serão contempladas no livro, 530 são consideradas espécies de águas profundas, isto é, vivendo abaixo dos 250 m de profundidade.
Este grupo de trabalho é composto por 4 especialistas, Catarina Fonseca e Beatriz Tempero, do Oceanário de Lisboa, Filipe Porteiro, do Instituto OKEANOS da Universidade dos Açores e Manuel Biscoito, do Museu de História Natural do Funchal.
O projeto do ‘Livro Vermelho dos Peixes Marinhos de Portugal’ é conduzido pelo Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e a Species Survival Commission da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (CML). O Livro Vermelho dos Peixes Marinhos de Portugal tem como objetivo avaliar o risco de extinção de todas as espécies de peixes marinhos que ocorrem nas Zonas Económicas Exclusivas de Portugal continental, da Madeira e dos Açores, seguindo a metodologia adotada pela IUCN. Esta metodologia, internacionalmente reconhecida, permitirá obter um conhecimento técnico aprofundado sobre a real situação de ameaça dos peixes marinhos de Portugal.