Declaradas as novas 33 IMMAs (Important Marine Mammal Areas) pela União Internacional para a Conservação da Natureza, os Açores ficam com um papel ainda mais importante na conservação destes gigantes do mar. Além de aprovadas as novas IMMAs na Madeira, no Sado e em toda a costa continental, surge uma nova IMMA a envolver todas as ilhas do arquipélago.
A nossa investigadora Mónica Silva, juntamente com outros membros integrantes da equipa do Okeanos, foram convidados a juntar-se a uma “task force” que avaliou, compilou e analisou os dados e informação necessários para a delineação destas áreas.
Mas provavelmente perguntam-se o que são IMMAs? Estas áreas são definidas como porções de habitat importantes para espécies de mamíferos marinhos que têm o potencial para serem delineadas e geridas no âmbito da conservação. Apesar de não terem qualquer estatuto legal ou regulatório (não são áreas marinhas protegidas), são relevantes para guiar e informar uma série de stakeholders desde o cidadão comum aos decisores políticos no que diz respeito ao uso destas áreas e como melhorar as suas respectivas atividades nas mesmas.
Agora cabe-nos a nós usar esta informação para sensibilizar os diferentes stakeholders dos Açores, de modo a continuar o esforço de conservação destes mamíferos marinhos que tanto impactaram e continuam a impactar a história dos Açores.
Para descobrir mais sobre as IMMAs e onde podemos encontrá-las explora o seguinte site:
https://www.marinemammalhabitat.org/immas/Se quiser perceber como são usadas praticamente vê este link:
https://www.marinemammalhabitat.org/immas/how-can-immas-be-used/