Sabias que em 2023, os nossos investigadores tiveram a oportunidade de participar numa expedição oceanográfica a bordo do navio de investigação OceanXplorer, durante a qual exploraram o Mar Profundo dos Açores a bordo de um submersível, até aos 1000m de profundidade?
Hoje, partilhamos contigo o testemunho do Guilherme Gonçalves sobre esta experiência única:
"Ter mais de um quilómetro de oceano acima da cabeça é esmagador e de tal forma transcendente que chega a tornar-se numa experiência quase incompreensível. Para o nosso grupo, foi um privilégio raro — testemunhar ao vivo o que tantas vezes apenas vislumbramos através de imagens de vídeo, como as captadas pela Azor drift-cam, e de poder recolher amostras biológicas essenciais para a resolução de muitos enigmas taxonómicos.
Termos pertencido à pequena percentagem de pessoas que puderam cruzar a última fronteira do nosso planeta, a bordo de um submersível, molda até hoje a forma como entendemos as imagens que analisamos. Compreender como as mesmas se encaixam no mundo que agora conhecemos confere-lhes uma nova perspetiva, tornando-as mais contextualizadas.
Para mim, foi como encontrar um mundo inteiramente novo, uma pequena porção do nosso planeta sob o qual nenhum olhar havia repousado e que, após uma breve revelação, voltaria a permanecer oculto. Contemplar, em primeira mão, o mar profundo a acontecer é algo incomparável. Um instante em que o desconhecido se fez presente e se transformou em algo inesquecível."